Frédéric Maciel
Depois de 14 anos a jogar futebol é hoje o meu ultimo dia de jogador da formação...
Passei por muitos clubes: Grenobre, Esposende , Varzim, Braga, Sporting , Padroense e Porto. E em todos eles cresci imenso não só como jogador mas tambem como Homem.
Ganhei muitos jogos, marquei muitos golos, fiz tantas cuecas que algumas ainda me lembro se tivesse sido ontem ahah , fiz tantas assistencias... Mas ao contrario do que algumas pessoas pensam a vida de futebolista não é só coisas boa, passei por momentos muito maus em que todos os dias chorava por não jogar ou por eu não conseguir jogar como eu queria, a minha infancia teve muitas menos loucuras e divertimento do que por exemplo um estudante que pode sair todos os dias e beber, fumar e comer tudo o que quiser. Nos ultimos 2 anos tive só 2semaninhas de férias em que não pude parar completamente porque depois na pré época é mais dificil recomeçar. Quantos e quantos jogos que eu tive que jogar cheio de dores, lesionado, até com 39,5 de febre ja joguei e muito mais.
Agora vocês dizem entao estas te a queixar e um bombeiro que arrisca a sua vida para salvar a vida de um desconhecido não recebe quase nada. Eu dou muito valor a essas pessoas e reconheço que deveriam ganhar muito mais mas cada um nasce com um destino e não podemos ter todas a mesma profissao.
Espero um dia chegar ao nivel dos maiores no futebol para puder ajudar mais as crianças e as pessoas que precisam.
Por ultimo quero agradecer a todos os meus companheiros de equipa, a todos os clubes por onde passei e a todas as pessoas que sempre acreditaram em mim e me apoiaram para hoje eu conseguir ser um jogodar profissional 
Hoje estarei na Naval no jogo da equipa B e nao poderei estar presente as 17h no jogo em que os SUB19 do porto serão Campeões Nacionais.
Vou continuar a trabalhar muito para continuar a orgulhar as pessoas que acreditam em mim ♥
Grenoble