Marcano: a chegada, a explicação para o mau começo e uma estreia atípica
Marcano, central do FC Porto, é hoje uma das grandes figuras da equipa. Em entrevista ao Porto Canal, recordou a chegada a Portugal.
Rubin Kazan: "Não era a minha praia. A cultura era muito diferente, o clima é diferente, foi mais difícil. Havia um grupo de latinos, que nos ajudávamos muito, tinha um treinador que confiava muito em mim. Fizeram-me uma oferta praticamente irrecusável, era importante para mim e para a minha família. Fizemos um bom papel e guardo apenas as boas recordações".
Chegada ao FC Porto de Lopetegui: "Foi uma época muito confusa no Rubin Kazan, houve uma mudança de presidente e de dirigentes, não havia um poder instalado no clube, não sabiam bem se haviam de me vender ou não. Estive aqui um mês antes de ser contratado, houve retrocessos nas transferências, passei muito tempo aqui, fiquei feliz pela confiança que depositaram em mim, especialmente para um jogador que não era conhecido aqui. Felizmente chegou tudo a um consenso e aqui estamos".
Ausência na pré-época influenciou a temporada: "Provavelmente sim. Acabei de jogar no campeonato russo em finais de março e cheguei ao Porto a 10 de agosto. É diferente cuidares do físico e estares permanentemente a trabalhar na equipa. Chegas aqui e com um plantel de nível espetacular e a mim custou-me bastante".
Compatriotas Tello, Óliver e o Adrián no plantel: "Joguei em várias ligas e já não era difícil adaptar-me a nada. O facto de teres jogadores a falar a mesma língua ajuda bastante. O Porto e Santander são bastante parecidos. As cidades do norte têm sempre algo parecido. A personalidade das pessoas é diferente no norte e no sul. O clima também influencia bastante e a comida também. Nesses aspetos as duas cidades são muito parecidas".
Mar: "Vivi quase toda a minha vida junto ao mar, no Santander e no Rubin. Posso passar muito tempo em contacto físico com o mar, mas saber que ele está ali, bem perto, é o suficiente".
Estreia com o Boavista: "Sim, não vi chover tanto no Porto como nesse dia. Até hoje. Estou aqui há três anos e essa estreia foi, na verdade, um pouco atípica".
Empate a zero: "O pior de tudo foi o resultado, um empate a zero em casa. Tivemos muitas oportunidades, uma bola que prendeu na água, num passe do Tello para o Brahimi, que estava sozinho para fazer golo. O campo estava impressionante, era impossível jogar. Temos um dos estádios com um relvado melhor para se jogar, mas assim era difícil. O empate não foi bom, mas estava contente com a minha estreia. Foi difícil só com dez jogadores".
"Vi o primeiro amarelo por protestos e pensei logo no meu pai"
Em entrevista ao Porto Canal, Iván Marcano falou sobre a responsabilidade que a braçadeira de capitão do FC Porto acarreta e recuou à infância enquanto falava do seu registo disciplinar ao serviço dos dragões.
Capitão de equipa: "É um orgulho enorme, num clube tão importante. É algo grande, mas não há distinções no grupo. Somos todos muito unidos, todos temos grau de importância grande, está-se a notar. Quando as coisas correm bem, fala-se do grupo, é bom, mas há que revitalizar".
Primeiro amarelo por protesto, em casa com o Chaves: "É algo bastante familiar. O meu pai, desde que eu era muito pequeno, era muito chato em algumas coisas. Sempre fui humilde, ele sempre me dizia que tinha de respeitar os árbitros, que eles estão a fazer o seu trabalho, sempre a pôr-me essas coisas na cabeça, desde pequeno. De facto, foi o primeiro amarelo que vi por protestar. Pensei logo no meu pai, que ele me estava a ver e a pensar: 'não, isto não pode ser.' São coisas que passam".
Arbitragens: "Foi difícil de digerir, porque foi tudo seguido. Se fosse uma partida, depois passam quatro normais... Mas não, foi tudo seguido. Além disso, as coisas não estavam a correr muito bem, notava-se muito os erros. Eram erros graves que nos penalizavam muito, a equipa estava a perder o foco. Mas há gente no clube para falar destas coisas, nós [jogadores] temos de manter o foco no futebol. Mas é certo que estávamos focados no facto de nos estarem a penalizar e o mister teve que falar um pouco connosco sobre isso".
Comparações com Ricardo Carvalho e poucos cartões: "Não quero comparações. A verdade é que não nos estão a criar muitas ocasiões no jogo corrido e é certo que nos podem causar mais danos nas bolas paradas, com livres perto da área, por isso é importante que as faltam sejam feitas mais à frente no terreno. Temos que tentar fazer poucas faltas cá atrás".
Cinco golos marcados: "Esta temporada, de todos os que marquei, creio que o do Rio Ave foi o mais importante. O Benfica estava em vantagem, ajudou-nos com dinâmica positiva".
Golo de Rui Pedro ao Braga: "Foi um golo-chave. Não só pelo que representou em termos de pontos. Na nossa cabeça, como aquela situação dos árbitros, também já estava a ideia de não conseguirmos marcar golos. Pensávamos demasiado nisso e esse golo libertou-nos. Foi uma festa que até foi excessiva, se se pode dizer assim, mas ajudou-nos a crescer".
Clássico le 01 avril. ![]()
PORTO PEUT REPRENDRE LA TÊTE DU CHAMPIONNAT DEMAIN !
CAMPEÕES CAMPEÕES NÓS SOMOS CAMPEÕES 
Du calme, pas d'enflammade. ![]()
Imaginez on met 5 pts à Benfica en remportant le match demain et na Luz. ![]()
Occaz en or.
VAMOS!
Porto Porto campeão caralho, vamos lá no primeiro lugar e é para ficar sempre fodas !!!!!
Vous êtes bien confiants alors que rien n'est encore joué.
On a des raisons d'être confiants vu la dynamique actuelle.
Même si tout peut arriver.
C'est juste qu'on croit en nitre équipe, ça s'appelle l'encourager et la supporter
J'espère que Nuno posera ses couilles pour le clássico même si on est repassé devant, faut sortir l'artillerie lourde, pas de double pivot Danilo-Neves ou je ne sais quoi.
Le 18 mars 2017 à 23:38:45 Invicto_TRIX a écrit :
C'est juste qu'on croit en nitre équipe, ça s'appelle l'encourager et la supporter
Il y a une énorme différence entre croire en son équipe et la supporter et crier victoire alors qu'il reste une dizaine de matchs avant la fin de la saison.
Ça fait partie du game.
Et les récalcitrants seront en PLS si c'est pas le cas. ![]()
C'etait une façon de parler hein,quand je dis campeões c est justement que j'y crois
Un petit parabéns pour SD, le skin du topic Porto. ![]()
Son âge n'est pas précisé par gentillesse. ![]()

Vous avez vu le temps additionnel hier ? ![]()
OMG
Les notes d'O Jogo contre la Juventus Turin :
Casillas : 5
Maxi : 3
Felipe : 7
Marcano : 6
Layún : 5
Danilo : 6
André André : 6
Óliver : 5
Brahimi : 5
André Silva : 4