Pinto da Costa
Não estão previstos reforços para janeiro. O treinador considera que o plantel é bom. Cada vez tem ideias mais definidas e a equipa está mais ao seu gosto. Encontra-se satisfeito com o grupo escolhido e não pretende ninguém, como nem está previsto sair ninguém. O plantel vai ser o mesmo para toda a época. O que poderá suceder é que um ou outro jogador menos utilizado possa ser emprestado para rodar. Daquele grupo de 17/18 mais utilizados não vai sair nenhum.
Não tenho teorias, pois o FC Porto em qualquer prova europeia é para ir o mais longe possível e se possível vencê-la. Foi com esse espírito que já conseguimos conquistar sete troféus internacionais. Sabemos que é muito difícil, mas não prescindimos disso. O nosso objetivo principal é o campeonato, mas não prescindimos de dar 100 por cento em todos os jogos da Champions e por isso é que já estamos apurados.
Não há nenhuma possibilidade que o Casemiro regresse agora em janeiro ao Real Madrid. Até ao final da época é nosso jogador, depois veremos, porque o FC Porto tem cláusula de opção.
Contra factos não há argumentos, toda a gente reconhece o nosso mérito, quando ainda há grandes equipas que ainda nem sequer estão apuradas e vão discutir o apuramento no último jogo. O FC Porto ficar apurado à quinta jornada da fase de grupos além de ser um motivo de orgulho é um sossego.
Em termos de campeonato, só penso no Rio Ave, mas é uma prova diferente da Champions, na qual às vezes basta começar mal para comprometer as ambições. Já o campeonato é distinto, mas encaramos os jogos da Champions conscientes que só os primeiros definem o sucesso e depois de estarmos nos oitavos de final tudo pode acontecer. Qualquer um que passe dos oitavos aos quartos de final, uns com mais outros com menos possibilidades, pode pensar vir a ser campeão europeu.
Eu já conhecia o Brahimi e o treinador logo na primeira vez que falei com ele foi dos jogadores que me disse logo que estava escondido no Granada, mas que ia ser um valor do futebol mundial. E pediu-me para o contratar o mais rapidamente possível, porque de certeza que depois não tínhamos hipóteses. Foi o que fizemos e em boa hora.
Só sei pelos jornais que o Jackson, por exemplo, é pretendido por meia dúzia de clubes, mas nem ele nem o empresário falaram connosco. Têm-me dito sempre que ele se quer manter por aqui, mas nós sabemos como são estas coisas. Fala-se dele porque é sinal de reconhecimento que tem valor para jogar em grandes clubes, mas na verdade não há nada.