Julen Lopetegui
Jackson nâo estava a cem por cento e preferimos esperar pela segunda parte.
Estou satisfeito com a reação da equipa, que fez um grande jogo contra um grande adversário. Na Champions, as falhas são penalizadas. Mas, a reação foi muito boa. Defrontámos uma grandíssima equipa, tivemos oportunidades claras e soubemos sofrer quando não tivemos bola.
Uma equipa grande tem de acreditar sempre.
Empates? A equipa ainda não perdeu nenhum jogo...
O Shakhtar é uma equipa que gosta de jogos partidos, e era importante não nos partirmos, por isso optei por Ivan (Marcano), que fez um grande jogo.
---
Maicon
Este empate sabe a alegria por um lado, mas tristeza por outro. A equipa esteve bem. Queríamos a vitória, mas infelizmente não a conseguimos. Mas o ponto acaba por ser importante, porque dá mais ânimo para o próximo jogo.
Como referi, a equipa entrou forte, firme. Falhámos um penálti e outros lances e depois tivemos dois erros defensivos que deram dois golos ao Shakhtar. O mais justo era a vitória para o FC Porto. Agora é bola para a frente.
---
Jackson Martínez
Entrámos para atacar e procurar o golo. A entrada de jogadores frescos, como Quintero, ajudou muito.Os golos são consequência de um bom trabalho coletivo.
Surpreendido não fiquei. Não assinei para ser titular. Todos trabalhamos para ter uma oportunidade. Se o treinador optou por outro e não por mim, vai ser sempre respeitado. Nisto há que pensar na equipa. Não podia mentir ao treinador, não estava a 100%. A satisfaçao de poder entrar, marcar e ajudar a equipa é sempre boa, sem me esquecer de que o jogo coletivo é que leva aos golos.
Ir para o banco foi uma decisão acertada entre mim e o treinador, mas muito mais por ele, que sabe o que a equipa necessita e viu que era necessário eu ficar no banco. Optou pelo Aboubakar, que fez um jogo excelente e logicamente também esperava esta oportunidade.
Estávamos a trabalhar muito bem, a equipa estava a jogar bem, mas faltava a concretização. As estatísticas mostram que fomos nós que tivemos mais oportunidades e mais bolas.
---
Danilo
Só não estou mais feliz, porque, para mim, o resultado é mentiroso. Controlámos o jogo, tivemos sempre oportunidades de marcar e sofremos os golos em falhas nossas. Mas estou muito feliz com a reação da equipa, mostrou espírito de trabalho, de luta, e isso também é importante.
Festejámos como uma vitória também porque nos valeu a liderança do grupo e porque, pelas circunstâncias da partida, foi muito importante conseguir empatar. Saímos regenerados de um jogo difícil, contra uma equipa muito qualificada. Agora é buscar minimizar os erros para ganhar as partidas.
Acho que os erros não podem ser atribuídos à juventude da equipa. Atribuo-os a um dia mau dos jogadores. Eu já falhei, outros já falharam. Isso é natural, temos de proteger a equipa e o grupo. É natural que os erros aconteçam e cabe-nos minimizá-los para chegar às vitórias.
Se tivéssemos pensado que o jogo estava perdido, não conseguiríamos ter empatado. Demonstrámos que nunca desistimos. Esse é o espírito do FC Porto. Mostrámos isso. Estamos satisfeitos pelo empate.
---
Bernard
O Shakhtar fez uma oferta superior e o FC Porto não chegou a acordo com o banco. Sempre deixei claro que o meu desejo era ir para o FC Porto. Infelizmente não aconteceu, quem sabe no futuro não haverá essa oportunidade.
Fazia muitos jogos no Brasil e aqui tive uma caída grande, com problemas no clube e com o treinador. Cabe-me fazer o meu trabalho, não vou ficar para sempre no Shahktar, vão aparecer outros clubes. Enquanto estiver aqui, tenho de cumprir o contrato e dar o melhor pelo clube.
---
Jordy Clasie
Bruno Martins Indi já tinha assinado e o treinador Julen Lopetegui deu-se ao trabalho de chegar a falar comigo. Isso demonstrou claramente que ele me queria.
Parecia a altura lógica para sair. O FC Porto abordou o Feyenoord e eu estava a sentir-me bem com a possibilidade de jogar em Portugal. Um clube lindo num país lindo, que luta sempre pelo títulos e disputa a Liga dos Campeões.
Todas as condições estavam claras, dependia do acordo entre os clubes. O FC Porto chegou a oferecer 6 milhões de euros, mas depois terminaram os contactos. Aí senti que a hipótese se estava a afastar e fiquei com dúvidas: será que o clube me queria realmente?
Na última semana do mercado de transferências apresentaram-me uma proposta para renovar e em dois dias ficou tudo acertado.